O QUE QUEREMOS

O QUE QUEREMOS

ECONOMIA LOCAL E TURISMO

“Palavra de Honra” – No prazo máximo de 10 dias dar resposta às solicitações administrativas, da competência da freguesia

“Em Belém” – dinamizar mercados de rua e feiras temáticas– ex: Mercado do Rio e do Mar, Artesanato, Comida do Mundo, História dos Descobrimentos, Design & Artes, Produtos biológicos.

“To Be(a)lém” – disponibilizar cursos rápidos de inglês e castelhano para empregados do comércio e restauração, com vista a melhor poderem comunicar com os turistas estrangeiros.

“Belém para Todos” – tornar Belém na primeira freguesia de Lisboa com turismo acessível, adaptar espaço público, serviço e equipamentos para todos sem barreiras.

“Guia APP Belém” – criar guia app/aplicação para smartphones destinada a melhorar a interacção dos turistas com os pontos de interesse e de lazer de Belém (eventos, monumentos, restaurantes, percursos pedestres, etc).

AMBIENTE, ESPAÇOS VERDES E ESPAÇO PÚBLICO

“Jardins Temporários” – espaços verdes transitórios (3 a 5 anos) em espaços abandonados, ou abusivamente apropriados por estacionamento automóvel, até ser definida uma nova utilização.

“Boa EducaCão” – criação de WC caninos e promoção de uma boa política de convivência entre os donos, os animais e os moradores.

“Casa na Árvore” – colocação de ninhos em espaços verdes para nidificação de aves.

“Semear Verde” – plantação de árvores por crianças, em espaços públicos pouco verdes, no âmbito da sua actividade escolar.

“Aos Pinotes” – criação de novos parques infantis em zonas residenciais da freguesia.

“Parque Seguro” – criação de parques de estacionamento com vigilância nocturna garantida (humana ou electrónica).

“Passeios para Todos” – criação de passeios e percursos próprios para circulação de pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebé.

“Sítio Certo” – melhoria da sinalética da freguesia, fomentando a mobilidade pedonal e acolhendo melhor os visitantes.

ACÇÃO SOCIAL

“Saber de Gerações” – locais de encontro onde a terceira idade activa ajude a ensinar e ocupar os tempos livres das crianças dos 3 aos 6 anos.

“Belém on-line” – criar posto de atendimento para cidadãos com necessidade de apoio na formalização de processos on-line e no uso da internet.

“Faca & Garfo” – serviço de distribuição de refeições diárias a residentes carenciados por equipa de voluntários que recolhe excedentes alimentares de hotéis, restaurantes, supermercados.

“Moço de Recados” – equipa de voluntários para realização de tarefas do dia-a-dia dos mais velhos e isolados, como ir à farmácia, recolher cartas nos correios, ir à lavandaria, levar o animal de estimação ao veterinário, renovar carta de condução, etc.

CULTURA

“Ruas que Falam“- trazer a arte para a rua e espaços verdes, usando-os como palcos de exposições, mostras de arte, etc.

“Usa e Abusa” – disponibilizar locais/salas de espaços públicos (ex: em museus) para serem criados ateliers criativos de acesso partilhado.

“Sempre a Par” – disponibilizar jornais e revistas para leitura gratuita nos espaços públicos e disponibilizar o acesso gratuito em hotspots à aplicação informática pressreader para leitura gratuita de jornais e revistas.

“Ser criativo” – ligação à cultura científica a partir das instituições culturais da freguesia.

“Happy hours” promoção de pequenos eventos musicais nos espaços públicos dos bairros.

DESPORTO E LAZER

“Belém em 2 rodas” – criação de rede de bicicletas de uso partilhado acessível a todos os residentes (sistema desenhado para que cada utilizador possa devolver e alugar a bicicleta em qualquer posto, evitando ter que se deslocar propositadamente para alugar uma bicicleta ou devolvê-la).

“Sabia que…” – realizar passeios e actividades de conhecimento/usufruto das zonas de lazer entre Monsanto e o rio

“Jogos de Belém” – realização de jogos desportivos entre as coletividades e clubes da freguesia, abertas a todos os fregueses.