Portugal, um país a caminho dos 4,000,000 kms2

Desde de 11 de Março de 2009 que está a decorrer o Processo de Extensão da Plataforma Continental, que se iniciou, nessa data, com a apresentação da candidatura de Portugal na Organização das Nações Unidas, conforme previsto no artigo 77º da sua Convenção sobre o Direito do Mar.

Ao ser aprovada essa proposta Portugal passará a ser detentor dos direitos exclusivos de uma área com cerca de 4.000.000 Km2. Por esse facto e por vivermos na nova freguesia de Belém, a carta de marinheiro é um primeiro contributo para sublinhar o potencial económico do nosso mar e para respondermos a desafios futuros que implicam uma outra visão, mais vasta e abrangente, um outro patamar de como pensar e fazer as coisas que nos interessam!

O Nosso Mar, connosco, será sempre uma prioridade da nossa acção e tudo faremos para lhe dar-mos a importância que merece, de forma a que os Portugueses o conheçam e beneficiem de todos os imensos recursos que nos oferece e, ao mesmo tempo, que participem na defesa de políticas de exploração económica sustentada e equilibrada.

Fontes: FC.UL.PT DGPM

emepc

Portugal com os prováveis 4,000,000 kms 2 de plataforma